Ato de dar

“Não é quem tem muito que é rico, mas quem dá muito. O mesquinho, a quem a preocupação com perder alguma coisa enche de ansiedade, é, psicologicamente falando, um homem pobre, empobrecido, não obstante o muito que tenha. Quem é capaz de se dar é rico. Ele se experimenta como alguém que é capaz de se entregar aos outros. […]
A mais importante esfera do dar, no entanto, não é das coisas materiais, ela está no domínio especificamente humano. O que uma pessoa dá a outra? Dá de si mesma o bem mais precioso que tem, dá sua vida. Isso não significa necessariamente que sacrifique sua vida pelo outro, mas que lhe dá aquilo que está vivo nele; dá sua alegria, seu interesse, sua compreensão, seu conhecimento, seu humor, sua tristeza – todas as expressões e manifestações do que é vivo nele. […] o amor é um poder que produz amor; impotência é a incapacidade de produzir amor.
[…]
Nem é preciso ressaltar que a capacidade de amar como ato de dar depende do desenvolvimento do caráter da pessoa. Ela pressupõe alcançar uma orientação predominantemente produtiva; nessa orientação, a pessoa supera a dependência, a onipotência narcísica, a vontade de explorar os outros, ou de acumular, e adquire fé em seus poderes humanos e coragem para contar com eles na consecução de seus objetivos. Faltando essas qualidades, ele tem medo de se dar – e, portanto, de amar.
Além do elemento de doação, o caráter ativo do amor se torna evidente no fato de que sempre implica certos elementos básicos, comuns a todas as formas de amor. São eles cuidado, responsabilidade, respeito e conhecimento.”

Erich Fromm em A arte de amar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s